domingo, 25 de outubro de 2009

O circo das inverdades

Quando pequeno, meus pais sempre me falavam que eu precisava ter muito respeito com os meus mestres. E como justificativa à recomendação, diziam que esses possuíam o ofício mais importante do mundo, simplesmente por todos os demais profissionais precisarem de seus ensinamentos. Mas se assim realmente fosse, não deveriam ser os mestres bem remunerados? Bom, ao menos o MEC diz que entre 2003 e 2008 a média salarial dos professores cresceu cerca de 53%; talvez divulguem esses dados por fazer uma campanha de incentivo para que os jovens optem pela carreira, tão carente de profissionais no mercado.

Acredito que o Ministério da Educação ou está enganado, ou não passou nem perto do estado do Rio de Janeiro. Onde o professor do ensino médio ganha pouco mais de um salário mínimo por mês de trabalho. Isto, para enfrentar as piores condições possíveis para o exercício da profissão. Uma clientela hostil, longos percursos entre seus locais de trabalho e seus lares, falta de benefícios dados a qualquer trabalhador. Difícil não achar piada ouvir dizer que o governo do mesmo estado, oferece-os um programa de incentivo para a compra da casa própria, onde as taxas de juros serão mais baixas. Magnífico não fosse imaginar em que tipo de casas nossos mestres iriam habitar, caso dependessem unicamente do soldo do estado, levando em conta o valor venal do imóvel pelo possível valor da prestação.

Creio o MEC, não ter levado em consideração as causas para que houvesse necessidade do recrutamento acontecer. Estupidez do governo, pois sem combatê-las, reiniciar-se-á o mesmo ciclo vicioso. Por isso acho improvável, que alguém possa suportar tamanho desrespeito. Nem mesmo a classe de um ofício tão nobre. Dedicado a nos educar, a nos fazer poder olhar adiante.

Tenho a mais absoluta certeza de que meus pais estavam certos ao me ensinar a respeitar meus mestres. Eles merecem todo nosso respeito, pena os governantes não tenham aprendido isso em sua infância.

Um comentário:

  1. QUERIDO PROFESSOR COM CERTEZA SEUS PAIS ESTAVAM CERTISSIMOS AO LHE PASSAREM TAL ENSINAMENTO.ISSO FEZ COM QUE SE TORNASSE ESSE PROFISSIONAL DE TÃO ALTO GABARITO.A OBEDIENCIA A ELES O FEZ ESSA PESSOA MARAVILHOSA QUE ÉS PARABENS E,SAIBA DE UMA COISA NÃO HA DINHEIRO NO MUNDO QUE PAGUE O QUE TEMNS FEITO POR NÓS ALUNOS.POIS DIANTE DE TANTAS DIFICULDADES COM BAIXO SALARIO NOS TEM TRANSMITIDO AUTO ESTIMA NOS ENCENTIVANDO A IR ADIANTE.LEMBRAREI SEMPRE DA PESSOA QUE VOCE É.TENHO CERTEZA QUE CONSEGUIRA REALISAR TODOS OS SEUS SONHOSE OBJETIVOS.NÃO ME CANSO DE LHE DAR PARABENS.CONTINUE SENDO A PESSOA MARAVILHOSA QUE VOCÊ É.

    ResponderExcluir