segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Não há acerto sem erro

“O povo é o inventa línguas na malícia da maestria no matreiro da maravilha no visgo do improviso...”. Gostaria de que com versos primorosos de Haroldo de Campos (obra intitulada: “Circulô de Fulô”) eu inicie mais uma opinião. Há pouco tempo li aqui mesmo, um texto demonstrando a indignação de um opinante, sobre os despautérios cometidos contra a Língua Portuguesa. Mas será mesmo que os erros são tão maléficos assim para a evolução da linguagem? Utilizarei-me da máxima de que “não há acerto sem o erro”, para expressar o que sinto a respeito disso.
Quando vejo uma placa na rua com palavras escritas incorretamente, muito mais do que achar engraçado ou revoltante, consigo olhar para o lado bom e ver que alguém descobriu a importância do marketing e concomitantemente da comunicação. Então se existe à vontade e a necessidade em expressar-se, porque não transformá-las em uma oportunidade para educar. Pois deveria ser sabido que nossa língua está em constante evolução, e está oriunda necessariamente do povo! Cabe aos escritores julgar sua eficácia e formalizar seu uso em suas obras. Por esse motivo, cheguei ao pensamento de que se não há escritores, não existe como registrar o que foi inventado ou meramente pensado. E qualquer falante da língua, conhecedor dos signos, está apto a se tornar um escritor, mesmo não sendo conhecedor da gramática, pois para haver comunicação, basta que o receptor compreenda o que se quis dizer.
Por outro lado, a grande incidência de erros, faz acender um sinal de alerta para a necessidade em se educar nosso povo. Em aprimorar nosso sistema educacional, como também dar a devida importância à gramática. Instrumento que normatiza o uso da língua e explica seus meandros, nos instruindo em como nos expressarmos claramente na forma escrita. Mas imaginem também que o erro alheio nos faz testar nossos conhecimentos. Ter a oportunidade de reconhecê-los e até mesmo de rir deles, nos dá certeza de quanto é bom saber.
Então, não deveríamos acreditar que certos estão aqueles que criticam os que tentam registrar aquilo que se pensou, mesmo que de forma errônea. Por isso, não entendo como algumas pessoas podem ser tão intolerantes quanto aos falares e escreveres errados. Pois tolher os erros é impedir acertos futuros. Apontá-los, no entanto, é o começo para despertar o interesse em se fazer do jeito certo. Não sei se ando me influenciando por versos como os de Haroldo de Campos, ou se sou apenas um entusiasta da “Língua Brasileira” em suas mais variadas formas, todavia por esse motivo, ache esse tipo de erros tão bonitos e incondenáveis.

4 comentários:

  1. olá professor achei seu texto muito interessante pois ném todas as pessoas entendi os erros dos outro;logo fala que quem escreveu e burro,mas tem tanta gente inteligente no mundo que escrevem errado, que atirem a primeira pedra quem numca escreveu ou falou algum errado!!! turma 3001 numaro 60 bjs

    ResponderExcluir
  2. Rossana Maria Leno...olá professor foi muito imteressante , com os erros que agente aprender com vida ,por omissao e algens permanecem até hoje... penso que todos nós erramos ou acertamos um dia esse erro tenha soluçao.turma 3001 n47 21 de novembro de2009

    ResponderExcluir
  3. Rosana Maria Leno ...olá professor foi muito interessante , com os erros que agente aprendem com a vida, por omissão e algens permanecem até hoje... penso que todos nós erramos ou acertamos um dia esse erro tenha solução . turma 3001 Numero 47 beijos

    ResponderExcluir
  4. OLA,PROFESSOR ROGERIO GOSTEI MUITO DESSE TEXTO .E PENSO QUE OS ERROS NÃO SÃO MALEFICOS PARA A EVOLUÇÃO DA LINGUA .MAS NOS MOSTRA QUE MUITAS VEZES E PRECISO ERRAR PARA ACERTAR E QUEM E QUE NUNCA ERROU?´´ATIRE ENTÃO A PRIMEIRA PEDRA´´´.QUANTO AOS ERROS QUE ALHEIOS,ELE NOS FAZ REFLETIRMOS O QUANTO A EDUCAÇÃO NO NOSSO PAIS E PRECARIA E PRECISA O QUANTO ANTES DE MEDIDAS A SEREM TOMADAS COMO POR EXEMPLO;MAIS INVESTIMENTOS NO SISTEMA EDUCACIONAL,VALORIZAÇÃO DOS NOSSOS PROFESSORES,E ETC.SABER NUNCA E DEMAIS.E QUANTOS DE NÓS NÃO TEMOS APRENDIDO COM NOSSOS PROPRIOS ERROS.CLEONICE ,T:3001,BEIJOSSSSSSSSSS.

    ResponderExcluir