domingo, 14 de março de 2010

Um bom motivo para nos sensibilizar

Não é fato desconhecido que sou um ferrenho crítico do governador Sergio Cabral, sobretudo pela forma que administra a educação. Em que os professores são massacrados por baixos salários e péssimas condições de trabalho. No entanto, esse tratamento à classe não é uma novidade instituída pelo atual governo, o problema é que por ser filho de um intelectual renomado e de uma professora, ainda por todas as promessas feitas à categoria, esperávamos um grande avanço na educação do estado ou no mínimo respeito aos profissionais da área. Contudo, uma administração não pode ser julgada por uma única pasta e concordo que a política segurança pública vem rendendo bons frutos com a ação da polícia pacificadora. Todavia, Cabral deixa muito a desejar em muitas áreas, mas acerta em outras. Valendo ressaltar seu empenho com algumas questões se suma importância para o bem do estado.

E o que chama nossa atenção no momento é o projeto de lei aprovado pelo congresso, que divide entre todos os municípios da federação os royalties do petróleo; com destaque para a luta do governador em não deixar que o Rio saia lesado, pois afinal de contas, o petróleo sai de nossa costa e não seria justo conosco que tenhamos nossa receita diminuída em detrimento a quem sequer o produz. Embora o deputado Ibsen Pinheiro, autor da emenda baseie-se no artigo 20 da constituição, que diz que os recursos extraídos do mar são bens da união. Não se considera que o problema é que todo impacto ambiental é sofrido aqui, e nós precisamos fazer obras de infra-estrutura para abrigar as diversas empresas que se instalam nas regiões produtoras. O governador aponta que a perda anual do estado tramitará na casa de R$ 7,2 bilhões, o que geraria um verdadeiro caos em nossa economia.

Independentemente de quem diz que esses recursos são mal utilizados pelos políticos (o que não seria novidade), é fato que esse dinheiro pertence a nós cariocas, então devemos estar ao lado do Sergio Cabral, lutando ferrenhamente contra essa emenda. Nesta quarta-feira o governador convocou a população para uma grande manifestação pública e aconselho a todos que participem. O Rio de Janeiro merece muito respeito, afinal de contas somos a janela do país para o mundo, capital cultural do Brasil. Seremos sede da primeira olimpíada na América Latina e não podemos ser massacrados dessa forma. Espero que todos compareçam e mostrem a força que tem nosso estado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário